
Ônibus com portas à esquerda começam a circular na EPTG em 1º de janeiro
A partir de 1º de janeiro de 2020, cerca de 160 ônibus com portas à esquerda passam a circular pela EPTG. A informação foi divulgada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) nesta sexta-feira (13/12/19).
De acordo com a pasta, esses veículos farão 47 linhas, sendo 24 com destino à Rodoviária do Plano Piloto, 17 para a W3 Sul e 6 farão o trajeto para a W3 Norte. Além destas, mais 11 linhas semi-expressas também utilizarão o corredor. Neste caso, a operação é com carros com portas apenas na parte direita, uma vez que não há embarque e desembarque de passageiros ao longo da EPTG.
Fim da reversão de faixas
Com o início dessa operação, a pasta determinou o fim da inversão no sentido das faixas da EPTG durante os horários de pico. Conforme destacou o BSB Mobi, o esquema iniciou em março deste ano.
Atualmente, entre 6h e 9h, os veículos das linhas em direção ao Plano Piloto circulam na faixa que está localizada na pista sentido Taguatinga. Na pista que realmente tem o sentido Plano Piloto, todas as faixas (entre elas a exclusiva) ficam liberadas para todos os automóveis. Durante a tarde, entre 17h30 e 19h45, a operação é invertida.
“Nós demos o prazo de um ano e conseguimos fazer com que a operação começasse em 1º de janeiro”, comemora Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade. “O passageiro ganha redução no tempo de viagem e o veículo de passeio não terá o ônibus conflitando nas vias marginais”, acrescenta.
Empresas de ônibus
Três das quatro empresas que mantém linhas em circulação pela EPTG devem apresentar os veículos adaptados para esse tipo de operação. A Urbi Mobilidade foi a primeira empresa a apresentar esses carros. A companhia trouxe 46 veículos com portas do lado esquerdo, conforme adiantou o BSB Mobi em outubro.
Além da operadora da área 3, as empresas Marechal e São José também devem apresentar veículos com portas de ambos os lados. São 39 e 70 coletivos, respectivamente, das duas operadoras.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade afirma que a aquisição dos novos coletivos está dentro do cronograma de renovação da frota, que começou este ano. Não há custos para o Governo, uma vez que são as próprias empresas a arcarem com os custos da compra.
A pasta afirma que, em 2019, foram entregues cerca de 250 novos ônibus e garante que, ainda esse ano, serão entregues mais 470, totalizando 728 novos coletivos. Em 2020, a renovação deverá somar 2.412 veículos, devendo atingir 100% da frota até o final do governo em 2022.
Fonte: BSB Mobi
Imagem: Tony Winston/Agência Brasília